Começando um Bullet Journal

Categoria Dia a dia , 16 de janeiro de 2017, por Wanila Goularte

Finalmente, depois de tempos e tempos querendo, eu decidi começar um bullet journal. E se você também tá planejando começar um, esse post é pra você!

 


 

Nesse post vou falar como eu decidi começar um BuJo, quais foram as minhas fontes de pesquisa, o que eu acho que você deve saber antes de começar e algumas fotos do meu progresso!

 

Como eu decidi?

 

 

Oi, meu nome é Wanila e eu sou viciada em coisas de papelaria. Pois é! Eu sempre tive agendas, desde mais ou menos 2006, e já passei por muitas fases com elas. A fase de escrever como um diário, a fase de ficar empolgada por uns 2 meses e depois não escrever mais, a fase de marcar coisas da escola, a fase de escrever trechos de música e ultimamente, uso para anotar as coisas que preciso entregar no trabalho naquele determinado dia. O problema é que estava ficando confuso misturar todos aqueles afazeres do trabalho, com meus compromissos pessoais e do blog. Eu precisava separar as coisas, e aí veio a ideia do Bullet Journal.

 

Eu já tinha visto várias coisas sobre o BuJo, inclusive a Nina tem um vídeo muito legal, mas eu enrolava pra começar porque queria entender melhor como funcionava tudo, e também porque eu gosto de começar coisas novas no início do ano e não no meio ou no final, então enrolei até deixar pra janeiro, mas uma das coisas mais legais do Bullet Journal é que você não precisa fazer isso! Não importa quando você está lendo esse post, você pode começar um agora mesmo!

 

O BuJo é pra mim uma forma de organizar todos os meus compromissos pessoais e do blog, para não deixá-los completamente relacionados com as coisas do meu trabalho. Serve para anotar todas as minhas ideias, vontades e planos, além de compromissos, finanças e muito mais.

 

Por onde começar?

 

 

Pesquisando! A internet tem milhares de sites com diversas informações sobre bullet journaling, mas é sempre legal começar pelo começo, ou seja, pelo site do criador de tudo isso: o bulletjournal.com. O site tem tudo muito bem explicadinho, e eu passei horas lendo e assistindo vídeos por lá pra entender direitinho como tudo funciona.

 

Mas uma das coisas que eu acho mais legais no bullet journal, é o quão personalizável ele pode ser, por isso também procurei algumas fontes alternativas de informações. Existem vários canais e blogs que falam especificamente disso e também algumas blogueiras que eu gosto muito que usam o bullet journal e acabaram contando sobre suas experiências, então aqui tem uma listinha de links bem legais pra você visitar:

 

  • A Nina contou nesse vídeo sobre como funciona o bullet journal
  • A Duds fez esse post ótimo todo explicadinho também
  • A Maki é a rainha do BuJo no Brasil e tem vários posts sobre o assunto
  • O Boho Berry é um blog e também um canal sobre bullet journal
  • O blog Parker and Me também tem muitos posts legais

 

Inspirações

 

O Pinterest é definitivamente o lugar certo para procurar inspirações. Eu tenho uma pasta na minha conta antiga e estou fazendo uma na conta do blog. Mas cuidado! No Pinterest tem sim muitos journals lindos e todos decorados, mas esse não é o foco! O importante é que seja funcional, ser bonitinho é só uma coisa que você pode fazer ou não.

 

 

Eu ainda sou nova nessa empreitada, então se você está apenas começando, estamos junto nessa! Essas foram as fontes que eu usei pra me informar e me inspirar, espero que sejam úteis pra vocês! A medida que eu for usando o meu Bujo e aprendendo mais, trago mais posts por aqui.

 

E você, já conhecia o bullet journal? Tem um? Ficou interessado? Me conta aí nos comentários!

Formada em Marketing, apaixonada por fotografia, se amarra em design, maratona séries, engole livros e ama a blogosfera. As vezes tenta gravar uns vídeos também.

8 COMENTÁRIOS

  1. 16 de janeiro de 2017 às 21:45

    http://dezoitoemponto.com

    EU sou do blogsinspira e vim correndo ler seu post, não sei se faço um planner ou um bullet. Qual a diferencertain entre o bullet, planner e agenda? Vou ler os links que você me falou ☺ são 1 página pro mês todo?

    • 16 de janeiro de 2017 às 21:59

      http://www.casaldasgerais.com.br

      Samira, a agenda é aquela mais padrão que vem com os dias contadinhos e não tem como você personalizar muito, só escrever as coisas em cada dia. O planner é legal porque tem bem mais opções: área pras tarefas diárias, pra acompanhar gastos, pra anotar coisas do seu blog… Mas ele também já vem pré-definido. O BuJo é totalmente personalizável! É um caderninho em branco onde você vai fazer como preferir! Eu, por exemplo, tenho várias páginas com listinhas como livros pra ler e dinheiro que quero guardar, tenho páginas pras minhas tarefas mensais e um tracker pra acompanhar coisas que faço todos os dias como academia e cuidar do blog, e tenho também as páginas semanais onde anoto as tarefas diárias. Não tenho páginas específicas pra cada dia porque não vejo necessidade, mas vai de cada um.

  2. 17 de janeiro de 2017 às 19:16

    http://www.nyrdagurblog.com/

    Eu precisa urgentemente de um, vejo inspiração e tudo, mas ainda não comecei.. uma parte de mim diz que farei por talvez uma semana e com certeza iria abandonar pelo caminho. Mas.. esperança é a ultima que morre, espero ter um e conseguir organizar melhor minhas coisas haha

  3. 25 de janeiro de 2017 às 08:53

    http://babee.com.br

    Eu quero muito fazer meu BuJo, acho que as migas estão postando tanto que estou sentindo a necessidade de ter, mesmo não precisando muito me organizar, dá pra criar alguns novos hábitos legais <3

  4. 28 de janeiro de 2017 às 13:37

    http://www.coffeeandflowersblog.com/

    eu tb resolvi começar um bujo esse ano, e as MUITAS possibilidades que ele me dá me deixa muito feliz <3 tô montando minhas coisas conforme minhas necessidades e animada procurando inspirações que possam me ser úteis. amei os posts e aproveitei pra pinar alguns desses bujos que colocou nele, haha

COMENTE